domingo, 12 de maio de 2013

SOP - SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Olá meninas!!

Hoje vou falar sobre a SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos e minha experiência com ela.


"A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença na qual há um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos. Esse desequilíbrio hormonal pode causar alterações no ciclo menstrual, alterações na pele, pequenos cistos nos ovários, dificuldade para engravidar e outros problemas.


Os hormônios ajudam a regular o desenvolvimento normal de óvulos nos ovários durante cada ciclo menstrual. A síndrome de ovário policístico está relacionada a um desequilíbrio nesses hormônios sexuais femininos. Um excesso de hormônio andrógeno é produzido, junto com alterações em outros níveis hormonais.
Os folículos são bolsas dentro dos ovários que contêm óvulos. Normalmente, um ou mais óvulos são liberados durante cada ciclo menstrual. Isso é chamado de ovulação. Na síndrome de ovário policístico, os óvulos nesses folículos não amadurecem nem são liberados dos ovários. Em vez disso, eles podem formar cistos muito pequenos no ovário.

A SOP atinge geralmente mulheres entre 30 e 40 anos e o diagnóstico é mais preciso através do exame de ultra-som.

Os ovários policísticos podem ser diferenciados do cisto no ovário por causa do tamanho dos cistos e a quantidade deles nos ovários.

Ainda não se sabe exatamente a causa específica da síndrome dos ovários policísticos. A SOP é uma doença crônica, sendo assim os tratamentos são sintomático, ou seja, vai tratando para diminuir os sintomas da doença.



"Mulheres entre 15 ou 16 anos, obesas, com pelos e acne precisam emagrecer. Às vezes, só a perda de peso ajuda a reverter o quadro. Se não for obesa, é necessário diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de pílulas anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pêlos.
Os casos de infertilidade respondem bem ao clomifeno, um indutor da ovulação. Se isso não acontecer, pode-se estimular os ovários com gonadotrofinas. Atualmente, é possível, ainda, fazer a cauterização laparoscópica."


Sintomas
Alterações menstruais – As menstruações são espaçadas. Em geral, mulher menstrua apenas poucas vezes por ano;
Hirsutismo – Aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen;
Obesidade –Ganho significativo de peso piora a síndrome;
Acne – Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;Infertilidade."
Fonte: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/sindrome-do-ovario-policistico/

Bem, agora vou falar de mim. Fui diagnosticada com SOP aos 16 anos através de ultrassonografia, porque, já fazia um bom tempo que eu não menstruava, a primeira menstruação veio aos 11 anos, na época não me importei, eu achava ótimo menstruar só duas ou três vezes ao ano (rsrs). Só voltei ao GO com 20 anos e o tratamento que eu tive foi tomar anticoncepcional Diane35, tomei por uns três anos, mas eu tinha muitos efeitos colaterais, então, parei com as pílulas, sendo assim, meus ciclos menstruais voltaram a ficar desregulados.


Tive por duas vezes cistos de 4 centímetros mas, que sumiram sozinhos sem necessidade de tratamento. 


Cheguei a tomar um regulador menstrual que não me lembro o nome, e meus ciclos ficaram entre 35 e 50 dias.


Enfim, eu me casei aos 25 anos e comecei tentar engravidar, passaram 6 meses e nada, então, fui ao ginecologista, ele me orientou que eu tentasse a gravidez sem tratamento por um ano, se eu não conseguisse após esse período deveria dar início ao tratamento de fertilidade.


Após 11 meses de tentativas sem sucesso eu resolvi marcar uma consulta com o GO, e para minha surpresa ele disse que eu não precisava de tratamento, e sim de pré natal, porque eu já estava grávida. Como meu ciclo era irregular eu nem imaginava que poderia estar grávida, pois, já tinha perdido as esperanças.


Meu pré natal foi baseado pelo 1º ultrassom, tendo em vista que pela data da última menstruação não daria certo.


Eu sei que é muito difícil querer engravidar saber que tem a Síndrome dos Ovários Policísticos e tentar por vários meses e não conseguir, mas, não desanimem, porque, é possível creiam em Deus, tenham fé e aceitem a vontade Dele. Eu consegui e não precisei fazer tratamento de fertilidade.


Meus sintomas da SOP eram alterações nos ciclos menstruais e bastante pelos, depois que tive meu filho minha menstruação passou a ser regulada, ciclos de 28 a 30 dias, então acho que os sintomas foram amenizados pela gestação.


Espero que vocês tenham gostado, beijinho e até o próximo post.


Márcia Halitchuk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, dê sua opinião, deixe um comentário e Cuide-se Bem!!